Saiba como mudar o pneu em 10 passos

Mudar o pneu a meio do seu percurso ou chegar ao local onde estacionou o seu automóvel e verificar que o pneu está furado, arruína o dia de qualquer um. É uma situação aborrecida na qual terá de desperdiçar algum tempo e paciência. Não desespere porque a boa notícia é que existem soluções para o seu problema.

Se não gosta de “meter mãos à obra”, mudar o seu pneu não é uma atividade que encaixe no seu perfil. O ideal será contactar a assistência em viagem para resolver a situação. Caso não se importe de realizar este tipo de atividades mas não sabe como o fazer, nós indicamos, passo a passo, como mudar o pneu do carro, quais as ferramentas necessárias e como as utilizar.

Como mudar o pneu do carro?

  1. Caso o pneu fure enquanto conduz, reduza a velocidade e estacione o carro num lugar seguro, de preferência afastado da faixa de rodagem. Puxe o travão de mão, engate o carro e certifique-se de que a viatura está, de facto, imóvel.

  2. Antes de sair do veículo, vista o colete refletor e coloque o triângulo de sinalização a mais de 30 metros da viatura ou antes de uma curva, dependendo do local onde o carro se encontrar estacionado.

  3. Pegue nas ferramentas indicadas em cima: chave de porcas ou de cruz, macaco, pneu sobressalente e luvas. Estes objetos localizam-se, normalmente, na mala do carro ou debaixo do tampão desta.  Antes de iniciar qualquer tarefa coloque as luvas para proteger as suas mãos e impedir que se sujem.

  4. Retire o tampão (se as jantes não forem de liga leve) e desenrosque ligeiramente as porcas com a chave de porcas ou de cruz. Esta tarefa pode revelar-se difícil para algumas pessoas pois exige muita força. Lembre-se de usar o peso do seu corpo e não apenas os braços.

  5. Coloque o macaco de modo horizontal na zona assinalada do veículo e eleve o carro devagar. Não eleve demasiado, faça-o apenas até a roda deixar de tocar no chão e o suficiente para trocar o pneu. Retire as porcas e guarde-as para não se perderem.

  6. Use as duas mãos para retirar o pneu danificado. De seguida, verifique o ar da roda do pneu sobresselente e encaixe-o nos parafusos.

  7. Coloque a primeira porca e a segunda na diagonal desta. Siga este raciocínio com as restantes porcas. Aperte-as ligeiramente e certifique-se de que não existem folgas, balanceando, ligeiramente a roda do veículo.

  8. Use o macaco para descer o carro. Faça-o com muito cuidado e calma.

  9. Termine de apertar muito bem as porcas com chave de porcas ou de cruz, usando a força do seu pé.

  10. Guarde o triângulo, a roda, as ferramentas e retire o colete refletor quando entrar no carro. Prossiga viagem a velocidades moderadas e lembre-se que os pneus sobressalentes têm um caráter temporário pelo que devem ser substituídos o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Iniciar chat
Entre em contato!
Olá, Precisa de mais informações?